Sobre o Projeto de Visitas Virtuais

Este projeto visa utilizar as informações coletadas pelo maior detetor (ATLAS) da experiência LHC (Large Hadron Collider), realizada no CERN (Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear, Suíça), para estimular o interesse de estudantes pela física e tecnologias associadas a esse experimento e atualizar o conteúdo de física moderna dos professores de ensino fundamental, médio e tecnológico.

Representação de uma colisão ocorrida no ATLAS

Colaboração ATLAS

A colaboração ATLAS é composta por mais de 3.000 pesquisadores e corresponde a um esforço cooperativo de 172 instituições de pesquisa de 37 países. O Brasil participa do ATLAS desde a sua concepção, a partir de 1988. A utilização do ATLAS para estimular estudantes no Brasil se apoia no grupo de pesquisadores de instituições brasileiras que participam do ATLAS, liderados pela UFRJ, em pesquisadores brasileiros egressos da UFRJ e que participam da colaboração ATLAS por meio de instituições estrangeiras e em pesquisadores portugueses e africanos que participam do ATLAS e têm interesse nesta interação com estudantes brasileiros.

Recursos

Utiliza-se um canal webcast dedicado, hospedado no CERN, com filmes, entrevistas, material didático específico (traduzido para o português), o Master Class, evento promovido pelo CERN para adolecentes e visitas virtuais que uma conversa direta dos alunos com os pesquisadores que se encontram no CERN, tirando dúvidas e interagindo com estes pesquisadores a partir de uma sala de monitoração remota instalada na UFRJ, e de sistemas computacionais instalados nas escolas que participam do projeto, ou sistemas móveis com acesso à Internet, que leva a visitação virtual à diferentes sítios das escolas, o que permite irradiar outras visitações e incluir novas escolas ao longo do projeto.

O canal pode ser encontrado em: http://atlas-live-virtual-visit.web.cern.ch/atlas-live-virtual-visit/2016/20160915-Brazil.html